12 Dicas De Viagem
12 Dicas de Viagem – Viajar vai muito além de eleger o destino, comprar as passagens e arrumar as malas. Muitas pessoas, levadas pelo entusiasmo de alcançar aquele merecido descanso durante o ano, não planejam muito bem as suas férias e acabam esquecendo detalhes que podem arruinar o planos.
Uma viagem deve ser encarada como um projeto empresarial e, para tanto, precisa de pesquisa e planejamento em vários setores. Entre outros procedimentos, você deverá: decidir o roteiro, reservar as passagens – com antecedência -, organizar a viagem, pesquisar sobre os locais a serem visitados (principalmente sobre os costumes do país), conferir quanto dinheiro em caixa dispõe (em outras palavras, quanto pode gastar?), fazer reservas antecipadas, escolher a melhor época para visitar o lugar escolhido, decidir se viaja por conta própria, ou com grupos de viagem, deixar os pagamentos agendados.
Ir só ou acompanhado? Eis a questão. Para os casais, essa decisão é mais fácil. Para os “singles” pode ser mais complicado, principalmente para aqueles que adoram compartilhar com alguém o êxtase diante de uma paisagem hipnotizante. Devemos lembrar (sempre) que, uma escolha errada pode significar a ruina da viagem. Então, o conselho é viajar com que se tem uma certa intimidade.
Agora, a viagem não vai acontecer, (mesmo depois de todos esses e outros itens estarem checados), se o seu passaporte estiver vencido. Portanto, olho no vencimento, para evitar imprevistos.
Aqui vão algumas dicas de viagem, visto que podem ser úteis na hora de planejar.
Nos últimos anos, a maioria dos países no mundo tem adotado medidas mais rígidas no controle de entrada e circulação de estrangeiros nos seus territórios. Por isso, quando você for viajar ao exterior, a lazer, estudo ou trabalho, cuidados redobrados devem ser tomados antes da sua partida.
12 Dicas de Viagem
Seguem algumas recomendações:
• Cada país usa diferentes critérios e exigências para a entrada e permanência de estrangeiros. Certifique-se junto à Embaixada ou Consulado do país para onde for viajar sobre quais são esses requisitos, dependendo do objetivo da sua viagem.
• Não viaje com visto de turista caso seu objetivo seja estudar ou trabalhar no país de destino. Você poderá ser preso e deportado.
• Alguns países não exigem visto para turistas brasileiros. Essa dispensa não serve para quem for estudar ou trabalhar.
• Ter um visto ou estar dispensado do visto não dá direito à entrada automática naquele país. A decisão final sobre sua entrada somente é dada no ponto de entrada pela autoridade migratória. É decisão soberana de todo
país aceitar ou não a entrada de cada estrangeiro no seu território. A desconfiança sobre os reais motivos da ida ao país é motivo suficiente para não permitir a entrada do estrangeiro. Adote sempre tom respeitoso e evite cair em contradições nos contatos com as autoridades estrangeiras.
• Da mesma forma, as Embaixadas e Consulados não são obrigados a dar os vistos solicitados. A recusa em conceder um visto não necessita ser justificada.
•Desconfie de intermediários que prometem levar você a algum país sem os documentos exigidos. Trata-se de imigração ilegal e você poderá acabar preso naquele país.
• O tempo que você poderá ficar no país de destino será determinado pela autoridade migratória no ponto de entrada. Verifique bem qual foi o prazo autorizado no seu caso.
• Leve consigo os endereços e telefones das Embaixadas e Consulados brasileiros no seu país de destino. Em caso de dificuldade não hesite em contatá-las.
• Caso venha a ser detido por alguma autoridade estrangeira, você tem o direito de pedir para telefonar para sua Embaixada ou Consulado. Faça uso desse direito!
• Quando viajar, leve sempre cópia dos seus documentos (carteira de identidade, título de eleitor, certificado de alistamento militar, certidão de nascimento ou casamento). Eles serão necessários para tirar novo passaporte no exterior em caso de extravio do anterior.
• Todos os países adotam penalidades extremamente rigorosas de punição ao tráfico de drogas, sendo que alguns países aplicam a pena de morte a casos assim, independentemente do alegado desconhecimento quanto à legislação local.
• Não viaje para regiões conflagradas ou conturbadas. Na dúvida, consulte antes o Ministério das Relações Exteriores.
Fonte:
Divisão Consular (DAC) de Assistência
CHECK LIST ANTES DA VIAGEM:
– Desligar a caldeira de água quente da casa
– Tirar aparelhos elétricos da tomada
– Desconectar a bateria dos veículos
– Verificar a data de validade do seu passaporte e da carteira de motorista
– Levar o seu GPS com mapa apropriado, caso vá alugar um carro
– Fazer um plano de minutos com sua operadora de celular para uso inernacional
– Liberar cartão de crédito para uso no exterior
– Verificar o limite do cartão
– Agendar os pagamentos
– Providenciar seguro saúde (imprimir a apólice de seguro saúde se você possui Visa Platinum ou Américan Express Gold ou Platinum)
– Escanear seu passporte, carteira de motorista, cartões de crédito e envie para seu próprio e-mail (sem a cópia desses docs, vc não consegue tirar outro passaporte rapidamente no exterior nem bloquear os cartões de crédito, se forem furtados)
– Faça uma lista de todos os telefones das operadoras de cartão de crédito que você trabalha, sempre começando com prefixo 0055, para poder chamar do Exterior, caso necessite bloquear cartão extraviado. (Guardar essa lista no fundo da mala)
– Colocar etiquetas em todas as malas com endereço e telefones do Brasil
BOA VIAGEM!
Conheça outro lugar incrível da Europa clicando aqui!