A Caverna Dos Vermes Luminosos
“Curiosidades do Mundo”
CAVERNAS DE WAITOMO
A CAVERNA DOS VERMES LUMINOSOS
Imagine-se dentro de uma caverna, numa total escuridão, sem nem conseguir ver a palma da mão. Agora, adicione a essa imagem, milhões de pontinhos luminosos grudados no teto, brilhando como se fossem milhões de estrelas de uma constelação.
Essa inacreditável magia luminescente, que forra o teto da caverna de Waitomo, acontece em razão das chamadas Arachnocampa Luminosa, ou Glow Worm para os íntimos, é uma larva que vive em cavernas, somente encontradas na Nova Zelândia.
São minúsculas, e vivem penduradas no teto, numa espécie de fio grudento quase invisível, da espessura de um fio de cabelo.
Para atrair o jantar, o verme emana uma luz própria, que atrai os insetos. Um dos requisitos para uma saudável vida de Glow Worm, é a umidade, e nem todas as cavernas possuem o nível ideal, daí serem encontradas em umas e não em todas.
Essa é a extraordinária visão da mundialmente famosa Caverna de Waitomo, que fica na ilha norte da Nova Zelândia, 60 km ao sul da cidade de Hamilton e 160 km de Rotorua
Depois de um circuito seco pela caverna de Waitomo, admirando as belíssimas formações de estalactite e estalagmite, é hora de embarcar numa canoa, para o passeio até a fascinante Gruta dos vermes luminosos a (Glowworm Grotto).
O acesso à parte “estrelada” da gruta,”Glowworm Grotto” é pelo Rio Waitomo, que atravessa a caverna.
O ponto alto do passeio, é quando o guia para com o barco em baixo do teto forrado pelas larvas luminosas e apaga as lanternas. A visão é tão estarrecedora quanto hipnotizante. A sensação é a de como se estivéssemos olhando para o céu forrado de estrelas, numa noite escura.
Waitomo Caves abriga um complexo de cavernas subterrâneas que se estendem por quilômetros a fio, nas entranhas da ilha do Norte na Nova Zelândia.
Elas foram moradia dos antigos Maoris, uma etnia da região, e hoje, fazem parte do Parque Nacional de Waitomo.
São três as cavernas abertas para visitas: a Aranui, a Waitoma Glowworm e Ruakuri.
A visita é feita sobre passarelas de madeira por toda a extensão da caverna.
Conforme a vista vai se acostumando à escuridão, a tímida beleza desse sombrio mundo subterrâneo passa a se revelar grandiosa sob a luz das lanternas do guia, e as formações passam a representar figuras simulando flores, fungos, colunas, castelos, bolos de marshmallow, asas de anjo, cortinas, imagens, cérebros, catedrais… uma infinidade de formas que ficam à mercê da imaginação.
Cada uma exibe seu encanto, como imensas galerias forradas de formações geológicas, rios subterrâneos, cascatas ocultas e as exuberantes colunas de estalactite e estalagmite de várias tonalidades: brancas, rosadas, marrons, e a de alabastro, cuja brancura e transparência são ímpares.
Enfim, o Parque Nacional de Foto Marcia PavariniWaitomo é um silencioso e encantador mundo subterrâneo, que arrebata o visitante com suas surpreendentes atrações.
Para quem gosta de explorar cavernas, Waitomo é um paraíso, e quem acha que não gosta, certamente mudará de opinião.
Waitomo, na Nova Zelândia, é um paraíso para os amantes da espeleologia. Suas cavernas oferecem uma experiência única, com formações rochosas incríveis e o espetáculo das larvas luminosas. Mesmo os mais hesitantes ficam maravilhados ao explorar esse mundo subterrâneo. Waitomo desafia preconceitos, revelando a beleza oculta da natureza e transformando até mesmo os descrentes em entusiastas da aventura subterrânea.
Conheça outro lugar incrível na Nova Zelândia clicando aqui!