OceaniaNova Zelândia

A Caverna Dos Vermes Luminosos

“Curiosidades do Mundo”
CAVERNAS DE WAITOMO
A CAVERNA DOS VERMES LUMINOSOS

 Imagem
Foto Publicidade

Imagine-se dentro de uma caverna, numa total escuridão, sem nem conseguir ver a palma da mão. Agora, adicione a essa imagem, milhões de pontinhos luminosos grudados no teto, brilhando como se fossem milhões de estrelas de uma constelação. 

Quatro pessoas em um barquinho, passeando dentro da CAVERNAS DE WAITOMO, olhando para cima e uma pessao em pé na parte superior do barquinho, olhando para cima.
Foto publicidade

Essa inacreditável magia luminescente, que forra o teto da caverna de Waitomo, acontece em razão das chamadas Arachnocampa Luminosa, ou Glow Worm para os íntimos, é uma larva que vive em cavernas, somente encontradas na Nova Zelândia. 

 Imagem
Foto Marcia Pavarini

São minúsculas, e vivem penduradas no teto, numa espécie de fio grudento quase invisível, da espessura de um fio de cabelo.

Para atrair o jantar, o verme emana uma luz própria, que atrai os insetos. Um dos requisitos para uma saudável vida de Glow Worm, é a umidade, e nem todas as cavernas possuem o nível ideal, daí serem encontradas em umas e não em todas.

Essa é a extraordinária visão da mundialmente famosa Caverna de Waitomo, que fica na ilha norte da Nova Zelândia, 60 km ao sul da cidade de Hamilton e 160 km de Rotorua

Depois de um circuito seco pela caverna de Waitomo, admirando as belíssimas formações de estalactite e estalagmite, é hora de embarcar numa canoa, para o passeio até a fascinante Gruta dos vermes luminosos a (Glowworm Grotto).

 Imagem
Foto publicidade

O acesso à parte “estrelada” da gruta,”Glowworm Grotto” é pelo Rio Waitomo, que atravessa a caverna.

O ponto alto do passeio, é quando o guia para com o barco em baixo do teto forrado pelas larvas luminosas e apaga as lanternas. A visão é tão estarrecedora quanto hipnotizante. A sensação é a de como se estivéssemos olhando para o céu forrado de estrelas, numa noite escura. 

 Imagem
Foto Marcia Pavarini

Waitomo Caves abriga um complexo de cavernas subterrâneas que se estendem por quilômetros a fio, nas entranhas da ilha do Norte na Nova Zelândia. 

 Imagem
Foto Marcia Pavarini

Elas foram moradia dos antigos Maoris, uma etnia da região, e hoje, fazem parte do Parque Nacional de Waitomo.

São três as cavernas abertas para visitas: a Aranui, a Waitoma Glowworm e Ruakuri.

 Imagem
Foto Marcia Pavarini

A visita é feita sobre passarelas de madeira por toda a extensão da caverna. 

 Imagem
Foto Marcia Pavarini

Conforme a vista vai se acostumando à escuridão, a tímida beleza desse sombrio mundo subterrâneo passa a se revelar grandiosa sob a luz das lanternas do guia, e as formações passam a representar figuras simulando flores, fungos, colunas, castelos, bolos de marshmallow, asas de anjo, cortinas, imagens, cérebros, catedrais… uma infinidade de formas que ficam à mercê da imaginação.

 Imagem
Foto Marcia Pavarini

Cada uma exibe seu encanto, como imensas galerias forradas de formações geológicas, rios subterrâneos, cascatas ocultas e as exuberantes colunas de estalactite e estalagmite de várias tonalidades: brancas, rosadas, marrons, e a de alabastro, cuja brancura e transparência são ímpares. 

 Imagem
Foto Marcia Pavarini

Enfim, o Parque Nacional de Foto Marcia PavariniWaitomo é um silencioso e encantador mundo subterrâneo, que arrebata o visitante com suas surpreendentes atrações.

 Imagem
Foto Marcia Pavarini
 Imagem
Foto Marcia Pavarini

Para quem gosta de explorar cavernas, Waitomo é um paraíso, e quem acha que não gosta, certamente mudará de opinião.

 Imagem
Foto Marcia Pavarini


Waitomo, na Nova Zelândia, é um paraíso para os amantes da espeleologia. Suas cavernas oferecem uma experiência única, com formações rochosas incríveis e o espetáculo das larvas luminosas. Mesmo os mais hesitantes ficam maravilhados ao explorar esse mundo subterrâneo. Waitomo desafia preconceitos, revelando a beleza oculta da natureza e transformando até mesmo os descrentes em entusiastas da aventura subterrânea.

Conheça outro lugar incrível na Nova Zelândia clicando aqui!

Márcia Pavarini

Marcia Pavarini é advogada de profissão, fotógrafa e apaixonada por viagens. Compartilha suas andanças pelo mundo no Diário das 1001 Viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Diário das 1001 Viagens

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading