EuropaAlemanha

Neuschwanstein: Um Sonho de Castelo ou Castelo dos Sonhos

Quem já visitou a Disneylândia certamente ficou impressionado com o Castelo da Cinderela, aquela harmoniosa arquitetura que domina a vista do Parque e que acabou virando símbolo do mundo mágico da Disney.
Mas poucos sabem que existe um castelo de verdade que serviu como fonte de inspiração para Walt Disney projetar o castelo dos contos de fada, cuja magia povoa a imaginação de adultos e crianças: é o castelo de Neuschwanstein.

Quando Walt Disney visitou o castelo de Neuschwanstein ficou tão maravilhado que resolveu construir um semelhante para a sua Cinderela.


ONDE FICA O NEUSCHWANSTEIN?

Num país repleto de florestas perenes como a Floresta Negra, riachos borbulhantes, rios ligeiros e lagos serenos, fica o castelo de Neuschwanstein, localizado na região da Bavária, na Alemanha, próximo à cidade de Füssen.



Neuschwanstein é considerado o mais belo Castelo de todos os tempos. Atualmente, está sendo classificado como a oitava maravilha do mundo.
Sua esplêndida arquitetura, emoldurada por uma paisagem de rara beleza, torna-o o monumento mais fotografado do mundo e um dos destinos turísticos mais atrativos da Alemanha.


O QUE SIGNIFIA ESTE NOME TÃO DIFÍCIL?

Rei Ludwig II (ao lado)

O Castelo de Neuschwanstein foi construído na segunda metade do século XIX pelo rei Ludwig II, o qual se inspirou numa ópera de Wagner, seu compositor predileto, (onde aparece o Cisne da Noite), para batizar o seu castelo com o nome Neuschwanstein que significa: “Cisne de pedra”.

O rei fez uma exigência: queria que o castelo ficasse no alto de uma montanha, ao lado da cachoeira de Pöllat, de onde dá para ver os Alpes e o Lago Starnberg. Tem até uma gruta e uma cachoeira artificial dentro do belo castelo.

As centenas de salões, ricamente decorados com tapeçarias, pinturas, afrescos, lustres de toneladas e nobre mobiliário, foram testemunhos da triste e curta trajetória do Rei Ludwig II que morou, apenas, 171 dias dentro do seu fabuloso castelo.
Sua misteriosa morte no lago aos 41 anos, desperta ainda mais o interesse do visitante pelos seus refinados aposentos nobremente decorados.

Quem for viajar para a Alemanha, ou quem já estiver por lá, não pode deixar de visitar esta magnífica obra que encanta e hipnotiza turistas de todos os cantos.

Como chegar:
São aproximadamente 150 Km do aeroporto de Munique até Füssen.

Existem duas opções:
– Alugar um carro, seguindo no mapa a direção de Füssen. Eu aluguei um carro da “Hertz” no aeroporto de Munique. O passeio é deslumbrante! As estreitas estradas passam por vilarejos marcados por uma atmosfera romântica.
– Ou comprar o pacote para o Castelo de uma agência de viagem.

As visitas são acompanhadas por guias e os grupos são formados de acordo com o idioma.

A íngreme subida até o castelo pode ser feita a pé (o que dá 45 minutos), de charrete ou em ônibus especial. É proibida a circulação de qualquer outro veículo.

A viagem pode ser bem econômica se você se hospedar nas “zimmerfreis”, ou casas de família, que fica em torno de 20 a 25 euros.

Márcia Pavarini

Marcia Pavarini é advogada de profissão, fotógrafa e apaixonada por viagens. Compartilha suas andanças pelo mundo no Diário das 1001 Viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Diário das 1001 Viagens

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading