AméricasEstados Unidos

Horseshoe Bend – Arizona: Uma Visão Mágica

Texto e fotos
Por Márcia Pavarini

 

A beleza da paisagem é de tirar o fôlego. A composição da cena daquela gigantesca rocha, que se eleva num abismo a 300 metros abaixo do cânion, contornada pelo rio Colorado em forma de uma grande ferradura, é uma imagem, no mínimo, hipnotizante. 

O visual harmônico formado pelo conjunto de fatores naturais, é um dos agentes determinantes para fazer do HORSESHOE BEND um dos cenários mais espetaculares e fotogênicos do GLEN CANYON, no estado do Arizona.

Essa obra prima, que o capricho da natureza presenteou o homem, fica cerca de 7 quilômetros da cidade de Page (AZ), nos Estados Unidos.

Page merece um lugar de destaque na sua próxima lista de viagem.  Ela é uma cidade peculiar, cruzamento que leva a diversas cidades maiores e a inúmeras atrações pelos cânions da região, um verdadeiro paraíso para os amantes da fotografia e das belas paisagens. Aliás, o Horseshoe Band é um dos lugares mais fotografados dos Estados Unidos.

Por incrível que pareça, a atração é gratuita, você não paga nada para acessar esse ponto turístico.

HORSESHOE BEND significa curvatura em forma de ferradura de cavalo, na  literal tradução para o português. O fenômeno geológico responsável por essa formação, acontece quando o rio Colorado faz uma curva, no formato de uma ferradura, contornando a grande rocha. 

O contraste das cores do avermelhado do cânion com o verde esmeralda do rio, faz do cenário um dos mais belos cartões postais do país do Tio Sam.

Não é à toa que o local foi nomeado pela UNESCO patrimônio natural da Humanidade.

Do estacionamento, sai a trilha de areia fofa, com uns 1.200 metros até o topo do morro. O começo da trilha é íngreme, depois vai ficando mais plana.

Chegando no mirante, a sua reação, provavelmente vai ser: UAU!! E bota UAU, nisso.

Você vai se deparar com a mais estarrecedora e dramática vista do Horseshoe Bend. O mais provável é querer explorar todos os ângulos na foto, mas todo cuidado para não cair lá em baixo é pouco, uma vez que, os paredões do cânion que contornam a atração, despencam num precipício de 300 metros sem qualquer proteção. A segurança ficará por sua conta.

A dica é deitar-se na beirada, fazer as fotos e usar o resto do tempo para desfrutar do momento e da paisagem, porque, certamente, vão ficar gravados para sempre na sua memória.


DICAS PARA O PASSEIO NO VERÃO

– No verão faz muito calor, já que é uma área desértica. A subida íngreme sob um sol abrasador desidrata, por isso, aconselho levar uma ou duas garrafinhas de água, porque não vai ter para comprar no caminho.
– Outra coisa importante, que eu só descobri quando cheguei no topo: não tem serviço de banheiro, é bom utilizar antes de subir.
– Usar tênis, porque a areia fofa fica quente. A areia é tão fina que você vai levar meses para se livrar dela no tênis.

– Usar óculos escuros, chapéu ou boné, roupas claras e protetor solar.

INFORMAÇÕES SOBRE O HORSESHOE BEND

– O Ponto de observação fica a 1.300 metros de altura em relação ao nível do mar.
– O Rio Colorado está a 980 metros em relação ao nível do mar.
– O paredão do cânion tem 300 metros de altura.

Pertinho dali, fica o Lago Powell, com sua represa, a Glen Canyon Dam, utilizada para esportes náuticos; e a Antelope Canyon, outra atração super recomendada.

COMO CHEGAR

O acesso ao Horseshoe Bend é feito pela Rodovia US 89. A atração fica a 10 minutos do centro da cidade de Page, no Estado do Arizona; aproximadamente 2 horas e meia do Grand Canyon Village, no South Rim; e também a 2 horas e meia do Grand Canyon North Rim.

Vale a pena conferir as belezas naturais que o estado do Arizona oferece, ele abriga inúmeros parques arqueológicos, cânions, florestas petrificadas, montanhas, desertos de terra alaranjada e lagos.

Márcia Pavarini

Marcia Pavarini é advogada de profissão, fotógrafa e apaixonada por viagens. Compartilha suas andanças pelo mundo no Diário das 1001 Viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Diário das 1001 Viagens

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading