DestaqueOutros

Lugares Do Planeta Que Se Deve Conhecer

1º Antártida – (Mar de Ross)  – Nas pegadas dos exploradores

Homem na neve, com roupas de freio e um navio atrás em um dos Lugares Do Planeta Que Se Deve Conhecer.

Um dos 2 lugares do planeta que se deve conhecer, é a sem dúvidas a Antártida. Enfrentar ondas de 12 metros num quebra gelo russo de 2.300 cavalos para se chegar à região Antártica, parece brincadeira perto das expedições dos exploradores que o faziam num navio de madeira a vapor, no início do século XX.

Minha viagem começou no porto de Bluff, no extremo sul da Nova Zelândia. O destino era um passeio pela história, congelada no tempo, através das cabanas que os antigos exploradores construíram ao longo da Costa, na região do Mar de Ross. As cabanas serviam como abrigo e depósito de mantimentos e animais para os membros das duas expedições de Scott e Shackleton, durante os anos em que passaram incomunicáveis dedicando-se a pesquisas científicas e preparando-se para a jornada até o Pólo Sul geográfico.

Quatro delas, todas mobiliadas, permanecem intactas depois de quase cem anos. A mobília, o fogão, prateleiras com mantimentos, medicamentos, beliches, roupas, meias, luvas, cobertores, livros, laboratório fotográfico, o pingüim dissecado sobre a mesa, seus ovos, entre outras coisas, nos fazem crer que a tripulação retornará a qualquer momento. A visita às cabanas, a magnífica paisagem das geleiras e a prodigiosa fauna antártica, fazem desta viagem uma experiência inesquecível.

 2º Aurora Boreal – Yellowknife – Canadá

O que se faz em Yellowknife (próximo ao círculo polar ártico) nas madrugadas de inverno, a céu aberto, sob um frio congelante de -53Cº? A resposta é: Olhar a Aurora Boreal.

A oportunidade de ver o fenômeno, onde luzes coloridas invadem o horizonte, surgiu quando fui para o Canadá visitar uns parentes em Edmonton. Embarquei, então, com destino a uma pequena cidade chamada Yellowknife, no estado canadense de Norwest Territories, a 400 quilômetros do Círculo Polar Ártico.

De roupas polares, botas e luvas com isolamento térmico, segui com o grupo até o Aurora Village, um observatório a 20 km de Yellowknife composto de tendas de apoio ao visitante.O clarão começa a surgir no horizonte e, pouco a pouco, vai pincelando a escuridão de diversos matizes.

Em poucos minutos, uma enxurrada de luzes coloridas invade o céu em movimentos ondulantes parecendo unir a Terra ao paraíso.

 Imagem

 Imagem

 Imagem

 Imagem

Para apreciar este capricho da natureza, sob um frio extremo, são necessários alguns cuidados essenciais para a segurança e garantia de sobrevivência:

– 1) Roupa especial, caso contrário, ocorre congelamento da pele, cartilagens e extremidades em poucos segundos.

– 2)Botas e luvas árticas com isolamento térmico

– 3)Carro especial para vencer os obstáculos da neve e do frio que congela os fluidos. Um revigorante chocolate quente é servido nas barracas, para manter o visitante aquecido.

Tendas com fogão à lenha e Chocolate quente ajudam a espantar o frio          

 Imagem

Aguarde os próximos destinos

Márcia Pavarini

Marcia Pavarini é advogada de profissão, fotógrafa e apaixonada por viagens. Compartilha suas andanças pelo mundo no Diário das 1001 Viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Diário das 1001 Viagens

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading