AméricasMexico

PENINSULA DE YUCATÁN – Uma Jornada Subterrânea de Aventura e Mistério

Descubra a Magia dos Cenotes do México

Por Marcia Pavarini

Quando o guia Eliazar Ix Puc, um estudioso mexicano, me contou que a Península de Yucatán era um verdadeiro “queijo suíço debaixo da terra”, eu fiquei encabulada. Depois de uma jornada subterrânea pelos Cenotes da região, entendi o sentido da expressão.

Cenote SuytumPor Marcia Pavarini

O Queijo suíço, por ter muitos furos e buracos, é uma forma de explicar falhas ou acidentes geológicos, que acontecem em sistemas complexos, e é um modelo que funciona muito bem, para descrever as características subterrâneas dos poços de água doce, chamados de CENOTES, encontrados no subsolo da Península de Yucatán, no México. Só na Península, existem mais de 95 mil cenotes.

Por Traveler Michael

O QUE SÃO OS CENOTES?

Os cenotes são grandes piscinas naturais cercadas por paredes rochosas de calcário, estalactites, vegetação exuberante, com águas cristalinas que se estendem até uma profundidade de cerca de 40 ou mais, metros. Eles são formados quando os lençóis freáticos colapsam, expondo a água doce e cristalina.

Cenote IK KIL – Por Turismo de Primeira

A formação dos cenotes está ligada à dissolução de rochas porosas e subsequente desmoronamento da estrutura, criando vazios e cavernas subterrâneas.

Por Márcia Pavarini

Alguns cenotes são abertos, com água visível à superfície, enquanto outros são completamente subterrâneos, acessíveis apenas por meio de cavernas ou túneis.

Cenote Casa TortugaPor Turismo de Primeira

Segundo os cientistas, os cenotes originaram-se há 65 milhões de anos.

CENOTES: O INFRAMUNDO DA CIVILIZAÇÃO MAIA

Por Márcia Pavarini

Os cenotes eram chamados de TZ’ONOT pelos maias, eles eram lugares sagrados, onde realizavam cerimônias, sacrifícios e oferendas humanas.

A civilização Maia floresceu principalmente do século III ao século IX d.C. Eles desenvolveram uma civilização avançada, com realizações notáveis em astronomia, arquitetura, escrita, agricultura e matemática.

Os maias consideravam os CENOTES um portal de acesso ao infra mundo, o “XIBALBÁ”, e acreditavam que ao adentrar esses portais, teriam acesso aos espíritos de seus mortos.

ONDE FICA A PENINSULA DE YUCATÁN

Yucatán fica no sudeste do Mexico, e se estende para o leste, em direção a mar do Caribe. A região abrange os estados mexicanos de Yucatán, Campeche e Quintana Roo, bem como partes de Tabasco e Chiapas. Também inclui partes de Belize e da Guatemala.

DESCUBRA QUAIS CENOTES VISITAR

É impossível visitar todos os Cenotes da Península em uma só viagem. Aqui, vai o roteiro dos cenotes que visitei, e que considero os mais belos e importantes de cada região.

ROTEIRO DOS PRINCIPAIS CENOTES DE TULUM

Cenote dos OjosPor Traveler Michael

DOS OJOS – O nome “Dois Olhos”, faz uma referência aos dois cenotes conectados, que fazem parte de um sistema de cavernas subaquáticas. Nadar, ou mergulhar nas águas cristalinas de um azul turquesa, desviando das formações de estalactite e estalagmite submersas, é uma experiencia inesquecível.

Por Márcia Pavarini

CENOTE CASA TORTUGA – Esse local é composto por 4 cenotes: o Campana, o Dorca, o Zapote e o cenote Wisho, nesse último, o visitante atravessa uma espécie de túnel. O guia Daniel nos guiou por todos eles.

Laguna Kaanlum – Por Márcia Pavarini
Laguna Kaanlum – Por Márcia Pavarini

LAGUNA KAANLUUM – A uns 15km de Tulum, fica essa exuberante Lagoa natural, de cor esmeralda e de uma beleza surpreendente. A lagoa tem uma profundidade de apenas 40 centímetros, razão pela qual, as águas são deliciosamente mornas.

Gran Cenote – Por Márcia Pavarini

GRAN CENOTE – Ainda em Tulum, o Gran cenote impressiona pela transparência da água. Parte desse cenote é a céu aberto, mas na área subterrânea oferece uma visão estupenda, com estalactites que pendem do teto. Ao nadar, é possível admirar a colônia de tartarugas que ali habitam.

Cenote Calavera – Por Márcia Pavarini

CENOTE CALAVERA – Esse cenote, a céu aberto, é muito especial, porque sua formação natural se assemelha à cabeça de uma caveira. Há duas maneiras de se chegar até a água: descer por uma escada íngreme, ou saltar por uns 2 metros. Dica: não deixe de experimentar o balanço que pende do teto, cujo assento fica ao nível da água.      

DICAS DE HOTEL EM TULUM : Existem vários hotéis em Tulum que ficam próximos aos principais cenotes da região. Aqui estão algumas opções:

  1. Hotel Posada 06 Tulum: Localizado no centro de Tulum, este hotel oferece fácil acesso aos cenotes próximos, como o Cenote Dos Ojos e o Gran Cenote.
  2. Cabañas Tulum: Este hotel boutique está localizado na Zona Hotelera de Tulum e oferece acesso conveniente a vários cenotes, incluindo o Cenote Cristal e o Cenote Escondido.
  3. Be Tulum Beach & Spa Resort: Localizado à beira-mar, este resort oferece uma experiência luxuosa em Tulum e fica próximo a vários cenotes, incluindo o Cenote Calavera e o Cenote Zacil-Ha.
  4. Azulik Tulum: Este hotel eco-chique oferece vistas deslumbrantes da selva e do mar e está convenientemente localizado perto de cenotes populares, como o Cenote Caracol e o Cenote Sac Actun.
  5. Hotel Ma’xanab Tulum: Situado na Zona Hotelera de Tulum, este hotel oferece fácil acesso a cenotes como o Cenote Taak Bi Ha e o Cenote Labnaha.

ROTEIRO DOS PRINCIPAIS CENOTES DE VALLADOLID

Ruínas de Cobá – Por Márcia Pavarini

A caminho dos Cenotes de Valladolid, não deixe de visitar as Ruínas do sítio arqueológico de COBÁ, cerca de 44km a noroeste de Tulum.

 Cobá foi uma das cidades mais importantes e centro cultural da civilização maia durante o período clássico, entre os anos 600 e 900 d.C.

O QUE VER EM VALLADOLID

Depois da visita às ruínas de Cobá, seguimos para a charmosa cidade de Valladolid, a 103km de Tulum, com uma excepcional atmosfera colonial.

Centro de valladolid

CENTRO DA CIDADE – O rico legado espanhol continua modelado na arquitetura e igrejas de Valladolid. Caminhar pelas suas ruas, com casas de cores vivas e de tetos baixos, é um passeio pelo túnel do tempo. O imponente convento de São Bernardino de Siena é um dos pontos turísticos da cidade.  

Distilaria de Tequila Mayapan- Por Márcia Pavarini

DESTILARIA DE TEQUILA MAYAPAN – A visita guiada, com direito à degustação na destilaria, é imperdível. Ali, é possível ver todo processo, desde a colheita do AGAVE AZUL,  até o produto final da bebida.

PRINCIPAIS CENOTES DE VALLADOLID

Cenote Suytun – Por Márcia Pavarini
Cenote Suytun – Por Márcia Pavarini

CENOTE SUYTUN – O Suytun tem uma atmosfera mágica, e o esplendor do capricho da natureza. Ele é o mais visitado, o mais fotografado, e um dos mais belos cenotes da Península de Yucatan. Seu formato é circular, coberto por uma abóboda natural de rocha, de onde pendem volumosos e frondosos estalactites. Uma passarela de pedra leva à uma plataforma circular, no centro do cenote, onde todos querem ser fotografados, mesmo enfrentando a fila.

Por Márcia Pavarini

CENOTE SAAMAL – Encontra-se a 4km da cidade. O Saamal é um dos maiores em dimensão na região. A espetacular geografia desse cenote, caracteriza-se por uma fabulosa boca, com uma abertura de 50 metros de diâmetro. Raízes descem dos paredões, quase alcançando a água. Saamal, é um complexo turístico com várias outras atrações e atividades além do cenote.

XCanche-Cenote – Por Traveler Michael

CENOTE X’CANCHE –Localizado a 30km de Valladolid, além da impressionante beleza, é um dos mais tranquilos, sem hordas de visitantes

Dica de Hoteis em Valladolid, que oferecem o charme histórico até o conforto contemporâneo, permitindo que os visitantes escolham a opção que melhor se adapte às suas preferências e orçamento.

  1. El Mesón del Marqués: Localizado na praça principal de Valladolid, este hotel histórico oferece quartos elegantes em um ambiente colonial encantador. Sua localização central facilita o acesso às principais atrações da cidade, como a Catedral de San Servasio e o Parque Francisco Canton Rosado.
  2. Casa Tia Micha: Este hotel boutique charmoso está situado no coração de Valladolid e oferece quartos confortáveis e uma atmosfera acolhedora. Os hóspedes podem desfrutar da proximidade a atrações como o Cenote Zaci e o Convento de San Bernardino de Siena.
  3. Hotel Posada San Juan: Localizado em uma rua tranquila perto do centro de Valladolid, este hotel encantador oferece quartos confortáveis, um belo jardim e uma piscina refrescante. É uma excelente opção para quem procura uma estadia tranquila e relaxante enquanto explora as maravilhas da cidade e seus arredores.
  4. Hotel Zentik Projecto Hotel SPA – É um hotel Boutique, onde fiquei hospedada, e recomendo. Esse Hotel oferece uma caverna subterrânea, com uma piscina de água salgada, única em todo México. O restaurante do Zentik é excepcional, com pratos típicos, regados ao tradicional Tequila, e, para quem quiser se aventurar, poderá degustar iscas de grilo, (uma delícia)
Iscas de grilo – Rest. Hotel Zentik Valladolid – Por Márcia Pavarini
Iscas de grilo – Rest. Hotel Zentik Valladolid – Por Márcia Pavarini

CENOTES DE HOMÚN

Homún é um pequeno povoado, localizado a 50 quilômetros a leste de Valladolid, na Península de Yucatán. Homún é conhecido por seus belos cenotes, e por sua rica herança cultural com influência da civilização maia.

Existem inúmeros cenotes em Homún e redondezas. Preparei um roteiro dos mais belos da região. No total, visitamos nove cenotes em Homún, e um em Cusamá, que fica a 10 km dali.

Hotel Cabañas Santa Cruz Homún – Por Márcia Pavarini

Ficamos no Hotel Cabañas Santa Cruz, cercado por uma exuberante mata nativa. Esse Hotel, abriga 2 cenotes: “LOS TRES OCHES” e o “SANTA CRUZ”.

Logo cedo, o experiente guia Eliazar Ix Puc, veio nos apanhar com o seu “motocillo”, para fazermos o circuito dos cenotes, o chamado “El anillo de los cenotes”, (o anel dos cenotes), que inclui a visita aos principais cenotes.

“Motocillo”, é uma moto de três rodas, com acomodação para passageiros, uma espécie de rick shaw. E assim, começava nossa peregrinação pelo chamado “El Anillo De Los Cenotes” (o anel dos cenotes) de Homún e Cusamá. Munidos de nossos maiôs e toalhas, estávamos preparados para cair nas águas cristalinas e geladas de cada um dos cenotes que iríamos visitar.

ROTEIRO DOS CENOTES MAIS VISITADOS DE HOMÚN

Por Márcia Pavarini

CENOTE SANTO ANTÔNIO DE MULIX – Esse fica nas dependências do Hotel do mesmo nome.

Cenote Los Tres Oches – Por Márcia Pavarini

CENOTE LOS TRES OCHES – Com uma descida vertical que dá numa belíssima piscina subterrânea.

Cenote Santa Cruz – Por Márcia Pavarini

CENOTE SANTA CRUZ, fica interligado com o cenote Caverna de Santa Cruz.

Cenote Balmil – Por Márcia Pavarini

CENOTE BALMIL – Águas rasas e cristalinas, mas o que mais chama atenção, são as frondosas estalactites que pendem do teto da rocha.

CENOTE CHEL-PAAK – Uma remota entrada nos leva à encantadora piscina, de água extremamente cristalina.

Cenote Pool Vinic – Por Márcia Pavarini

CENOTE POOL VINIC – Com fundo de areia branca e águas rasas, é possível caminhar por toda extensão da piscina subterrânea.

Cenote K’aay Can Che’e – Por Márcia Pavarini

CENOTE K’AAY CAN CHE’E – Após atravessar uma estreita garganta, uma escadaria vertical leva até as águas gélidas e cristalinas desse pequeno cenote.

DICA DE HOTÉIS EM HOMÚN : Estes hotéis oferecem diferentes experiências, desde o luxo, até a simplicidade de um “eco hotel”, onde o visitante poderá escolher de acordo com o tamanho do bolso.

  1. Hacienda Kaan Ac: Esta antiga fazenda renovada oferece uma experiência autêntica de Yucatán. A Hacienda Kaan Ac tem quartos confortáveis, piscina e restaurante. Fica a uma curta distância de carro dos cenotes da região.
  2. Cenotes Yucatán Hotel: Localizado bem próximo aos cenotes de Homún, este hotel oferece acesso conveniente a essas maravilhas naturais. Os quartos são simples e confortáveis, e os hóspedes podem desfrutar de uma atmosfera tranquila e relaxante.
  3. Eco Hotel Nueva Altia: Este hotel ecológico oferece uma estadia sustentável em meio à natureza. Com cabanas confortáveis e uma bela área ao ar livre, os hóspedes podem relaxar após explorar os cenotes próximos.
  4. Cabanãs Santa Cruz – Um Eco Hotel que abriga dois Cenotes e onde fiquei hospedada – ALTAMENTE recomendável
Homún – Por Márcia Pavarini

ROTEIRO DOS REMOTOS CENOTES DE COSUMÁ

Acesso por trilhos aos remotos cenotes de Cosumá – Por Márcia Pavarini
Acesso por trilhos aos remotos cenotes de Cosumá – Por Márcia Pavarini

A 10km que Homún fica Cosumá, um pequeno vilarejo, perdido no tempo. É inédita a experiência de se visitar os dois cenotes de Cosumá. O acesso, em meio à mata, só é possível por meio de uma carroça, (de propriedade do guia Gabriel) puxada por cavalos, que corre sobre antigos trilhos.

Planta de henequén – Por Márcia Pavarini

Há 200 anos, esses trilhos, eram usados pelos coletores da planta HENEQUÉN, cujas fibras eram utilizadas para elaborar cordas, tapetes e artesania.

Cenote Chelentun – Cosumá – Por Márcia Pavarini
Cenote Santa Cruz de Cosumá – Por Márcia Pavarini

Depois de 4km, dentro da carroça sobre os trilhos, visitamos os dois remotos cenotes, escondidos na selva: o CHELENTUN e o cenote SANTA CRUZ DE COSUMÁ. Não é apenas a beleza desses cenotes que impressiona, mas a mágica experiência de se chegar até eles.

Cenote-Cristalino – Por Traveler Michael

COMO VISITAR OS CENOTES

Visitar um CENOTE, é sem dúvida, uma experiência memorável. A maioria dos cenotes, tem uma estrutura de parque, com todas as informações, facilidades e fornecimento de equipamento de mergulho ou snorkel, conforme a disponibilidade do cenote.

Normalmente, as visitas seguem as mesmas regras.

– Primeiramente, compra-se o ingresso, na faixa de 8 a 10 dólares (na época, o câmbio era por volta de R$5,00). O preço varia, caso o equipamento de mergulho estiver incluído.

– Em alguns cenotes, é mandatário usar jaqueta salva-vidas. O uso do equipamento de mergulho é essencial para desfrutar a beleza das estalactites e estalagmites submersos.

– Em geral, os cenotes são facilmente acessíveis, a maioria deles oferece, estacionamento, restaurantes e outras facilidades.

– Em alguns cenotes, um guia deve acompanhar o grupo de visitantes. A dica é explorar cavernas ocultas, mergulhar em piscinas de água azul-turquesa e maravilhar-se com estalactites e estalagmites que adornam as paredes rochosas, como obras de arte da mãe natureza

COMO PLANEJAR SUA VISITA AOS CENOTES

Uma vez na região, você encontrará uma infinidade de cenotes para explorar, desde aqueles localizados em parques ecológicos até aqueles mais remotos em áreas rurais. Certifique-se de fazer sua pesquisa e planejar sua viagem com antecedência para aproveitar ao máximo sua experiência explorando os cenotes da Península de Yucatán!

Etapas básicas para planejar sua visita

1 Pesquisa: O primeiro passo, é pesquisar os cenotes disponíveis na área que pretende visitar. Existem cenotes desde os mais conhecidos e acessíveis até alguns remotos

2 Transporte: Os cenotes mais populares são facilmente acessíveis de carro, ônibus ou excursões organizadas. Se o cenote for numa área remota, é preciso contratar um serviço de transporte.

3 Entradas e taxas: Os cenotes mais populares cobram uma taxa de entrada, oferecem instalações turísticas, restaurante e facilidades. Dependendo do tipo de atividade que você planeja fazer no cenote, como nadar, mergulhar ou fazer snorkel, pode ser necessário algum equipamento. Algumas instalações de cenotes oferecem aluguel de equipamentos, caso você não tenha o seu.

Embarque em uma aventura única que o levará numa viagem mágica às profundezas da Terra. Cada cenote possui sua própria beleza, sua história, e seus mistérios.

Nessa fascinante viagem, somos transportados para um mundo subterrâneo de maravilhas naturais e de beleza inigualável.

Prepare-se para uma experiência que irá deslumbrar os seus sentidos e deixar uma marca duradoura em sua memória.

DICA PARA EXTENDER A SUA VIAGEM PELA PENÍNSULA:

PRINCIPAIS DESTINOS TURISTICOS DE YUCATÁN

Laguna Bacalar – Lagoa das sete cores – Estado Quintana Roo – Por Márcia Pavarini

Poucos destinos oferecem tanta variedade quanto a Península de Yucatán, no México. Milhares de turistas, durante todo ano, visitam a região em busca das belezas naturais, da história e da gastronomia. Os principais destinos turísticos da península, além dos CENOTES, incluem Cancún, Playa del Carmen, Tulum, Mérida, e ruínas maias, como as de Chichén Itzá, Tulum e Uxmal, e a belíssima LAGUNA BACALAR.

Laguna Bacalar – Lagoa das sete cores – Por Márcia Pavarini

A Laguna Bacalar está localizada na região sudeste do México, no estado de Quintana Roo, perto da cidade de Bacalar. É conhecida por suas águas cristalinas e tons vibrantes de azul, que lhe renderam o apelido de “Lagoa das Sete Cores

COMO CHEGAR EM YUCATAN

  1. Por Avião: A maneira mais prática de chegar à Península de Yucatán é voar para o Aeroporto Internacional de Cancún (CUN), que é o maior aeroporto da região.  Há também aeroportos em Mérida (Yucatán) e Campeche (Campeche) para aqueles que desejam explorar outras partes da península.
  2. Transporte Terrestre: Uma vez na Península de Yucatán, é possível usar o transporte terrestre para chegar aos cenotes e outras atrações. As opções incluem alugar um carro, utilizar ônibus de transporte público ou serviços de táxi. Viajar de carro pode ser uma opção conveniente para explorar a região com flexibilidade.
  3. Tours e Excursões: Muitas agências de viagens e operadores turísticos oferecem tours e excursões para visitar os cenotes e outras atrações na Península de Yucatán. Esses tours geralmente incluem transporte, guias turísticos e, até mesmo, equipamento de mergulho/snorkel.

Gostou desse conteúdo? Talvez você queira conhecer outro lugar incrível do México pelo Turismo de Primeira, clincado aqui!

Conheça também outros destinos maravilhosos nesse blog: https://www.saojosedoscampos.com.br/2013/diario/mensagens.php

Márcia Pavarini

Marcia Pavarini é advogada de profissão, fotógrafa e apaixonada por viagens. Compartilha suas andanças pelo mundo no Diário das 1001 Viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Diário das 1001 Viagens

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading