EuropaUcrânia

Por que fazer turismo em Kiev?

Turismo em Kiev – A mais bela cidade da Ucrânia

Confira este post sobre o turismo em Kiev, antes da guerra com a Rússia.

Viajei para Ucrânia em maio de 2017, anteriormente à abominável invasão russa ao país, em fevereiro de 2022. Sua paleta natural, vai das montanhas suaves dos Cárpatos, às praias do Mar Negro. Entre esses dois pontos antípodas, o país se abre em imensos planos de solo fértil, onde florescem todos os tipos de cereais. Dessa forma, surgiu o apelido da Ucrânia de: “o celeiro da Europa”.

Turismo em Kiev - Castelo de Podilskyi
Castelo de Podilskyi

Longe das tensões atuais, descobri um país infinitamente cativante e variado, um verdadeiro caleidoscópio paisagístico, rico pelas influências europeias, assim como, eslavas e asiáticas.

Turismo em Kiev - Centro
Avenida Khreshchatyk

O território da Ucrânia é imenso, ela é o segundo maior país Europeu, depois da Rússia, como resultado, a população de cerca de 40 milhões, é considerada pequena em face do seu tamanho.

Em razão da sua magnitude, ela faz fronteira com uma infinidade de países, incluindo a Rússia, Bielorrússia, Polônia, Eslováquia, Hungria, Romênia e Moldávia, com um litoral ao longo do Mar Negro e do Mar de Azov. Após a Ucrânia tornar-se um país independente em 1991, Kiev transformou-se num local turístico de grande interesse.

Atmosfera medieval no Castelo Kamianets
Reproduzindo a tradição medieval dos lacres em documentos,

Apesar da atual situação com a invasão russa, resolvi fazer matéria sobre uma das mais belas cidades da Ucrânia, KIEV, para enaltecer e homenagear a riqueza cultural, a beleza das paisagens, assim como, a majestosa arquitetura dos monumentos históricos e das reluzentes igrejas, onde, em outras palavras, o novo e o antigo vivem em perfeita harmonia.

Turismo em Kiev - Vista sobre o Rio Dnieper
Vista sobre o Rio Dnieper que banha Kiev

 Kiev é a capital, assim como, a maior cidade da Ucrânia. Localizada às margens do rio Dnieper, é uma das mais belas e antigas cidades da Europa. Com cerca de 3 milhões de habitantes, Kiev é, acima de tudo, o coração da cultura do Leste Europeu.

Dia de Turismo em Kiev

Tradicional Hotel Gintama em Kiev

O sol ainda brilhava quando a Van me deixou no Hotel Gintama, que fica no topo de uma colina, cuja avenida descendente desaba numa das mais importantes praças de Kiev, a MAIDAN Square.

Portal de fotos, com celebridades internacionais, como Pelé, no Hotel Gintama

A parede da recepção desse Hotel é forrada com fotos de inúmeras celebridades nacionais e internacionais. Uma das fotos que mais me chamaram a atenção foi a do proprietário do Hotel com o nosso Rei Pelé, ainda bem jovem, assim como, a de Donald Trump, quando era apenas um empresário.

Restaurante Très Branché, um ponto de turismo em Kiev

Deixei as malas no Hotel e, em seguida, desci a Avenida Lisenko Street, em direção à Praça. No caminho, bateu a fome. Resolvi, então, entrar no charmoso restaurante chamado “Très Branché”, da chamada “famille Très Français” (família verdadeiramente francesa). Além da chamativa fachada, acima de tudo, “com atmosfera francesa”, um rapaz entoava músicas francesas num acordeom, que lembrava os músicos das ruas e estações da França. Assim, dando asas à imaginação, foi possível imaginar-me numa “pequena Paris”, em plena Kiev.

O movimento de pedestres nas ruas estava intenso, indagando alguns pedestres, descobri que hoje, último domingo de maio, comemora-se, com grandes festividades de rua, o dia da cidade de Kiev. Para a importante comemoração, a Prefeitura interditou várias avenidas para apresentação de shows, quermesses, apresentações artísticas, espaços lúdicos para a criançada, assim como outros eventos festivos espalhados em vários pontos da cidade.

Turismo em Kiev

Maidan Nezalezhnosti Central Square – Praça da Independência

Essa praça, de nome impronunciável, é, acima de tudo, o mais popular “ponto de encontro” da população e um dos principais pontos de turismo em Kiev.  Ela ocupa 1,5 quilômetros da avenida principal, também de nome impronunciável, a KHRESHCHATYK. Nos feriados e finais de semana no verão, a praça é interditada ao trânsito de autos, tornando-se, primordialmente, uma gigantesca zona de pedestres

Praça Maidan

A praça Maidan Nezalezhnosti testemunhou várias batalhas sangrentas, como a invasão Mongol, em 1240, batalhas na Grande Guerra, bem como a chamada Revolução Laranja em 2004, com protestos populares contra fraudes eleitorais.

Em cada extremidade da Praça, foi erigida uma coluna encabeçada por uma estátua, em comemoração à sua independência, com o colapso da União Soviética em 1991. Logo depois da independência, a Ucrânia despertou a curiosidade dos viajantes, que buscam um turismo diferente, no leste europeu.

KYEVO PECHERSKA LAVRA – Mosteiro da caverna

Monastério KYEVO PECHERSKA LAVRA

Kyevo é um complexo de igrejas e catacumbas que atraem, sobretudo, hordas de peregrinos ortodoxos, uma vez que se trata do local mais sagrado da Ucrânia. Ele ocupa uma área verde no topo de uma colina, com vista para o rio DNIEPER. Juntamente com o complexo, ficam as catacumbas de LAVRA, um labirinto escavado no subterrâneo da igreja, datado do século XI.

Assim, iniciei minha peregrinação pelos labirínticos e sinuosos corredores das catacumbas de LAVRA, com uma vela acesa entre os dedos. Ao longo desses estreitos corredores, ficam os nichos que abrigam os sarcófagos de vidro, onde repousam os corpos mumificados dos antigos padres, bispos e santos ortodoxos, todos envergando suas tradicionais vestimentas, conforme a hierarquia ortodoxa.  A visita dura, em média, 20 minutos em ambiente confinado, e é, nesse sentido, desaconselhada para pessoas que sofrem de claustrofobia.

Catedral de Lavra – Deslumbrante altar Barroco em ouro maciço  

Catedral de Lavra – Altar barroco em ouro maciço – Kiev

Das catacumbas, segui para a Catedral PESHERSKA LAVRA, dentro do mesmo complexo. A Catedral, com reluzentes domus dourados, abriga o mais espetacular altar em ouro maciço, estilo barroco rococó, que ocupa toda extensão interna da parede principal. A riqueza de detalhes é tamanha, que é preciso um olhar atento para assimilar tamanha grandiosidade.

Catedral Santa Sophia – Século XI

Essa radiante catedral, da época medieval, fica numa movimentada e histórica praça, onde acontecem eventos culturais e artísticos durante a primavera e o verão. Um portal em arco, dá acesso à praça, de onde se avista a catedral Santa Sophia, com as cúpulas verdes, coroadas por fulgurantes domus dourados. Decorada, em seu interior, com esplêndidos afrescos e mosaicos, a Santa Sophia foi listada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Cúpulas em ouro da Catedral Santa Sophia – Kiev

Catedral St. Volodymyr – A mãe das Catedrais – 1862

Com uma vibrante fachada amarela, essa magnífica catedral do século XIX, que fica no centro de Kiev, possui cúpulas em estilo bizantino, e é considerada a “mãe das Catedrais”. Seu interior, também em estilo bizantino, não é menos surpreendente, e chama a atenção pela bela decoração em mosaicos, criados por artistas venezianos.

Catedral St. Voloymyr – Mosaicos criados por artistas venezianos

Monastério St. Michael – A Igreja Azul

A Igreja azul, com seus enormes e reluzentes domus dourados, domina a paisagem na Praça St Michael. A beleza das formas e das cores, hipnotiza milhares de visitantes todos os anos. As atuais radiantes cúpulas, são réplicas das originais, construídas no ano de 1108, que foram destruídas pelos soviéticos em 1937.

Detalhe, Saint Michael é o Santo padroeiro de Kiev.

Funicular do Rio Dnieper – Outro ponto de turismo em Kiev

Uma das atrações imperdíveis na capital Kiev, é o passeio com o Funicular do Rio Dnieper. O funicular, é uma espécie de teleférico que sobe até o topo, pela encosta da montanha, num ângulo quase vertical. Do alto da colina, é possível desfrutar de uma paisagem pitoresca, com o Rio Dnieper, que domina o cenário.

O panorama, e a luxuriante vegetação, servem de inspiração para os pintores, que se acomodam na praça, próximos ao teleférico.

Orla do Rio Dnieper que banha a cidade de Kiev

Movimento nos bares da orla do Rio Dnieper em Kiev

Movimentados bares na orla do Rio Dnieper em Kiev

Na orla do rio Dnieper, nas imediações do teleférico, ficam os mais badalados bares e restaurantes de Kiev, com mesas ao ar livre. Ali, almocei num restaurante da rede KOMPOT, que além dos pratos locais, servem a tradicional bebida não alcoólica: a KOMPOT que deu nome ao restaurante.

Kompot – Bebida típica

Kompot – bebida típica de Kiev e outros países do leste Europeu

Kompot é uma atrativa bebida, originária da Rússia, mas popular em todo leste Europeu.  É uma espécie de Poncho de frutas vermelhas, que além de vistosa é saborosíssima. Desfrutei meu Kompot, admirando a paisagem, bem como os veleiros que deslizavam nas águas do Dnieper.

Teatro Ópera Taras Shevchenko de Kiev

Teatro Taras Shevchenko – Kiev

O suntuoso teatro Taras Shevchenko, fundado em 1867, é um dos mais belos edifícios da construção neo-renascentista de Kiev. Ele é considerado um templo da arte, e um ponto imperdível da visita ao país. Quase todas as noites, a cortina do teatro se abre para revelar o mundo milagroso, criado pelos artistas que ali se apresentam.

Tive o privilégio de assistir à performance do balé “A Dama das Camélias”, baseado numa obra de Alexandre Dumas (1824-1895).

Kiev antes da ocupação Russa

Assim era KIEV ainda ontem: Igrejas coloridas, cúpulas brilhantes, praças, lojas, cafés e restaurantes movimentados, pessoas felizes nas ruas, comemorando a primavera.

Praça da Independência Maidan em Kiev – anteriormente à ocupação russa

Nas primeiras horas de 24 de fevereiro de 2022, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou a operação militar na Ucrânia, que, desde então, se aproxima da capital Kiev. Os devastadores resultados dos bombardeios mudaram a atmosfera das cidades, transformando o país num palco de destruição, tristeza e insegurança.

Praça da Independência Maidan em Kiev após a ocupação russa de fevereiro 2022

Quando for possível visitar a Ucrânia, em tempo de paz, deixe-se dominar pela beleza crua e sutil deste país e suas incríveis cidades, ainda pouco exploradas pelo turismo.

“Deus é apenas um Deus de paz e não de guerra, e aqueles que apoiam a violência profanam seu nome. Agora, rezemos por aqueles que sofrem e peçamos a Ele que converta os corações a uma firme vontade de paz” Papa Francisco.

Confira, ainda, meu post sobre Kaliningrado.

Por fim, para mais destinos no Leste Europeu, não deixe de conferir os posts sobre a República Checa, Croácia, Macedônia e Montenegro, do Blog de Viagens Turismo de Primeira.

Márcia Pavarini

Marcia Pavarini é advogada de profissão, fotógrafa e apaixonada por viagens. Compartilha suas andanças pelo mundo no Diário das 1001 Viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Diário das 1001 Viagens

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading